8 de Abril – Dia Mundial de Combate ao Câncer!
Neste Dia Mundial de Luta contra o Câncer, convidamos vocês a refletir sobre como está olhando para seu bem mais precioso, a sua Saúde.
Compartilhamos com vocês 10 recomendações para uma vida saudável, livre de preconceito, sofrimento e mortes causadas pelo câncer.
Adote hábitos de vida saudáveis – Alimentar-se bem, praticar atividades físicas, não fumar, beber moderadamente, ter uma rotina de sono equilibrado, cuidar das emoções, buscar a felicidade. O nosso organismo age diretamente em resposta à forma como cuidamos dele. Seja proativo!
Conheça o seu organismo – O autoconhecimento em saúde é fundamental para se evitar doenças ou descobri-las precocemente. Então, conheça a si mesmo. Procure identificar o histórico de doenças em sua família, apure sua sensibilidade para entender quando algo não vai bem e busque sempre por ajuda médica frente a qualquer alteração
Saiba quais são os exames preventivos adequados para você – Em cada fase da vida, nosso corpo precisa de cuidados especiais. É muito importante que saiba quais são os médicos que deve visitar e quais exames deve realizar em cada uma delas. Prevenir doenças é sempre, sempre, melhor que remediá-las.
Conheça seus direitos em saúde e exija garantias – No Brasil, a saúde deve ser garantida pelo Estado. Este é um direito de cada um de nós. É fundamental que conheça quais são os seus direitos em saúde, assim como as ferramentas para garanti-los.
Saiba o que é mito e o que é verdade em saúde – Prótese mamária causa câncer? Urina alterada é sinal de algo vai mal? Cirurgia de redução de estômago só funciona para quem se alimenta mal? É importante saber o que é mito e o que é verdade em saúde, atentando-se à aquilo o que realmente fará diferença na sua vida. Para isso, quando for pesquisar, busque sempre informações de referência e converse com seu médico.
Não tenha medo da palavra câncer – O câncer ainda causa muito medo nas pessoas e, naturalmente, se foge daquilo o que se teme. Mas para ‘passar longe da doença’, o primeiro passo é não sentir-se ameaçado por ela. Lembre-se que fugir do câncer pode significar diagnosticá-lo em estágios avançados. Conheça a doença e saiba como preveni-la e diagnosticá-la precocemente.
Conheça os fatores de risco para o câncer – O principal fator de risco para o câncer é o envelhecimento. Mas este ninguém quer evitar, não é? Afinal, envelhecer significar viver bastante! Mas é fundamental saber quais são outros fatores de risco, tais como exposição irresponsável ao sol, tabagismo, alimentação rica em gordura, obesidade e falta de atividade física. Saiba também que há fatores de risco genéticos, ou seja, que advém de herança familiar. Conheça os seus e procure orientação sobre como manejá-los.
Não se afaste das pessoas com câncer – Pacientes com câncer costumam se sentir sozinhos e sofrerem preconceito. Por quê?! Você se afastaria de uma pessoa com insuficiência renal ou cardíaca?! O carinho, o acolhimento e amor são elementos fundamentais do processo de tratamento e cura do paciente oncológico. Não se afaste dele.
Se está em tratamento para o câncer, seja ativo e responsável – Conhecer o seu caso, o seu prognóstico, esclarecer suas dúvidas com o médico, saber se está recebendo um tratamento de qualidade (…). Participando ativamente de seu tratamento, você se sentirá mais seguro para enfrentá-lo. Pense sobre isso.
Viva a vida, e não o câncer – Não há como negar que o tratamento do câncer demanda muito de seu tempo, sua energia e disposição. Mas lembre-se que você tem uma vida inteira além da doença! Então, busque atividades de lazer e distração, continue trabalhando se possível, conviva com as pessoas que lhe fazem bem, pratique atividade física. Seja feliz!
Fonte: Oncoguia