Uma maça contra o Câncer
Um estudo polonês, realizado na Universidade de Jagiellonian divulgado no European Journal of Cancer Prevention concluiu que a ingestão diária de uma maça ao dia reduz em 35% o risco de câncer intestinal.
O mérito? É dos compostos fenólicos, um time poderoso de antioxidantes, presentes em grande quantidade nas maças.
É necessário que a ingestão da maça seja com casca, pois é na casca em que se concentram até dez vezes mais de substâncias oxidantes que a polpa.
Se o produto não for orgânico, procure varrer os agrotóxicos.
Grupo de Trabalho sobre a Maçã (GTM), do qual faz parte o engenheiro agrônomo e professor de Tecnologia de Frutas do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, desfaz o conceito de que o consumo da casca poderia trazer riscos devido à concentração de agrotóxicos e argumenta que, no caso da maçã, esse risco é maior durante a safra, mas, a fruta não absorve o veneno internamente e, na casca, o produto se degrada no período entre duas a três semanas.
Para evitar quaisquer riscos, porém, Alessandro Nogueira sugere uma medida para acelerar a remoção de possíveis substâncias tóxicas da casca: mergulhar a fruta em água com bicarbonato (em uma proporção de uma colher de sopa de bicarbonato para cada litro de água) e deixá-la por uma hora. Essa imersão reduz de 70% a 90% possíveis resíduos de agrotóxico.
Não só os compostos fenólicos trazem os benefícios, a pectina, uma fibra solúvel, concentrada na casca, melhora o trânsito intestinal e por conseqüência as toxinas, responsáveis por um possível câncer coloretal.
Outros benefícios? Essa fibra, pectina, também atua na redução das taxas de glicose e colesterol.
Dê preferência à ingestão da maça in natura, pois o aquecimento tira parte dos benefícios.
Acrescente uma maça em seu dia nos intervalos das refeições ou como uma sobremesa.
Use a criatividade e varie nas preparações como sucos, saladas de frutas e em saladas de folhas que dá um toque adocicado e refrescante ao prato.
Mariella Spagnol Xixirry
Nutricionista
Texto extraído e adaptado da Revista Super Saudável - Yakult do Brasil - Ano X / 46 - Abril/Junho 2010. Texto extraído e adaptado da Revista SAÚDE! É vital. Edição 322, março, 2010. Editora Abril.